domingo, 15 de abril de 2012

A verdadeira vitória do Cristão, por Eliana Neves


Tenho 29 anos. Desde os 3 sofro de uma doença autoimune chamada “psoríase”, que provoca inflamação e descamação na pele. Não tem cura para a medicina. Seu controle depende de medicamentos pelo resto da vida. Também desde criança tenho enxaqueca, outra enfermidade para a qual a medicina desconhece a cura e cujo controle depende de tratamento pelo resto da vida. Nasci e cresci em um lar cristão. Dentro da igreja. E o fato é que desde criança já participei de inúmeras campanhas por cura. Campanhas de 7 semanas, de não sei quantos dias de jejum e oração… enfim, campanhas de todos os tipos. Meus pais, na ânsia de querer ver a filha sem dor e com uma pele saudável, me levavam em todo lugar em que tivesse um pastor que ministrasse cura. E, todas as vezes, sem exceção, eu ouvia ao final: “Você está curada, querida.  Creia!” , “Se você sentir dor novamente, é o diabo testando sua fé, repreenda!”, “Os sintomas estão aí, mas a cura já ocorreu, você tem que crer”, “Tome posse da cura”, “Eu decreto a sua cura, em nome de Jesus”. Eram momentos de muito entusiasmo, eu me lembro. Não faltavam “aleluias” e “glórias a Deus”.  Por fim, após certo tempo sem que houvesse a cura, eu escutava a mais cruel de todas as afirmações: “Você não foi curada porque não teve fé suficiente”.

Eu, ainda criança, não entendia essa afirmação dos irmãos, no sentido de já ter sido curada e continuar com os sintomas como um sinal de teste da minha fé. Como se Deus tivesse concedido a cura mas, depois de alguns dias, pelo fato de a minha fé não ser suficiente, tivesse tomado a cura de volta para Ele e me devolvido a enfermidade de novo. Quando mais velha, comecei a procurar algo que justificasse isso na Bíblia, mas eu não encontrava. Não havia coerência. E, o fato é que até hoje não encontrei, simplesmente porque é um ensinamento que vai contra tudo o que a Palavra de Deus ensina.

Ou melhor, não tinha encontrado. Até ler recentemente um livro que mudou meu entendimento. Seu título é A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO (de Maurício Zágari, editora Anno Domini).

Quando terminei a leitura desse livro, pensei no quanto o sacerdote que escreveu o prefácio, Walter McAlister, estava certo quando escreveu  o seguinte: “Louvo a Deus pela coragem e a compaixão que este livro revela no seu autor”. Confesso que, antes de ler o livro, me perguntei o motivo pelo qual ele teria se referido a coragem. Mas, ao concluir a leitura, entendi. O livro revela coragem na medida em que desconstroi a falsa ideia de vitória pregada hoje no meio evangélico e defendida por sacerdotes que influenciam incontável número de cristãos. E, confesso, que já influenciaram a mim também.

Realmente não é fácil enfrentar uma heresia tão disseminada, sobretudo nos dias atuais, em que admitir que um cristão pode não obter aquilo que deseja de Deus, mesmo que tenha muita fé, chega a ser considerado uma blasfêmia por alguns. E, mais uma vez confirmando a afirmação de Walter McAlister, (premiado com 4 Prêmios Areté, inclusive “Livro do Ano”, por “O Fim de Uma Era“) percebi também que o livro, além de revelar a coragem de enfrentar a heresia triunfalista que contaminou nossas igrejas, revela compaixão pelo fato de consolar biblicamente aqueles que buscam uma vitória tão pregada hoje nas igrejas e que, não raramente, nunca acontece.

É claro que Deus cura, se Ele quiser. Mas, não é meu direito exigir isso dEle. Assim como não significa que um cristão nunca pode adoecer. E, aqui, cito uma frase do livro A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO: “Deus é Senhor, não nós”.

De fato, a heresia criada acerca da vida cristã sem problemas, além de desonrar a Deus, causa muito sofrimento ao cristão. Penso que, como eu, há muitos por aí. Certamente com problemas diferentes, familiares, de ordem financeira etc., mas também pedindo a Deus por um milagre que não aconteceu. E que só vai acontecer se o Senhor, que é soberano, assim quiser. O problema é que muitas dessas pessoas sofrem caladas na igreja de hoje, que prega apenas triunfalismo e usa a promessa de Jesus de vida abundante para distorcer o Evangelho e proclamar que cristão que é cristão de verdade vive de milagre.

E, não bastasse a existência de cristãos que sofrem sozinhos, a heresia traz para o seio da igreja milhares de pessoas que estão atrás de milagres, mas não de Jesus. Querem as bênçãos, mas não se comprometem com uma vida de luta contra o pecado. Afinal, Deus é bom e quer apenas a nossa felicidade. Crescem os evangélicos, mas não cresce o reino de Deus. Creio que, além de falsos mestres, há muitos cristãos bem intencionados que pregam esse “evangelho de vitória” porque assim foram ensinados.

E é aí que recomendo o livro A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO. Primeiro, porque o livro mostra, por intermédio de uma exposição bíblica maravilhosa, que absolutamente nada do que fizermos ou de quanta fé demonstrarmos ter fará com que tenhamos mérito em merecer alguma benção ou vitória de Deus. É tudo pela graça. Segundo, porque os cristãos bem intencionados que pregam um “evangelho” distorcido pelo fato de assim terem sido ensinados, poderão enfim entender o que a Bíblia expõe sobre o tema. Terceiro, porque aqueles cristãos que sofrem calados por não receberem a vitória que tanto almejam, perceberão que a graça de Deus lhes basta e que a verdadeira vitória do cristão é outra bem diferente – que só lendo o livro para saber qual é.  Neste aspecto, os relatos que o livro traz sobre os cristãos da igreja primitiva e os reformadores nos mostram o quanto o cristão está sujeito sim ao sofrimento enquanto estiver nesta terra. Esses relatos falaram muito ao meu coração.

Mas, além de tudo isso, o que mais me edificou neste livro foi o chamado de Deus para que voltemos os olhos àquilo que Sua Palavra diz. Para que, seguindo o exemplo dos cristãos da Igreja primitiva e dos reformadores, possamos nos desapegar dessa vida terrena e dos valores do mundo.

Encerro por aqui, pois, se fosse falar tudo o que esse livro me ensinou, o texto ficaria muito extenso.

O tema “vitória” necessita ser repensado à luz da Bíblia. Que A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO abençoe, instrua e console a muitos, assim como fez comigo. E que toda honra e toda glória sejam dadas apenas ao Senhor para sempre.

Fonte: Apenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...