quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Apóstolo" milagreiro procura hospital para curar seu joelho


O líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Apóstolo Valdemiro Santiago é um dos líderes neopentecostais que ficou conhecido por promover cura de pessoas com doenças graves como AIDS e Câncer. Em suas campanhas, oferece itens que supostamente fazem milagres, como as toalhinhas “Sê tu uma benção”, vendidas nos cultos da denominação.
Apesar de o fato ter ocorrido no final de 2011, houve pouca divulgação midiática. O famoso líder da Igreja Mundial, apesar de propagar milagres em seus templos, preferiu procurar os médicos para fazer uma cirurgia e curar um problema no joelho. No dia 21, Valdemiro apostou na medicina tradicional, sendo operado no Hospital Albert Einstein, uma das melhores unidades privadas do país, segundo informações do jornal “O Globo” de 4 de dezembro de 2011.
Em uma entrevista à Folha de São Paulo, publicada em 15 de abril de 2012, Valdemiro menciona o ocorrido, de forma superficial:
O Globo: Quais são as doenças que estão nas mãos de Deus e quais na da ciência? No ano passado você passou por um tratamento do joelho no hospital Albert Einstein...
Valdemiro: Na verdade todas as doenças estão nas mãos de Deus. O sacerdote é um instrumento nas mãos de Deus.
O Globo: Você é um instrumento nas mãos de Deus?
Valdemiro: Tenho plena certeza disso. Só que os médicos também são. Deus é quem dá o conhecimento, Deus instituiu os médicos. Deus nos colocou essa autoridade para que pudéssemos suprir as pessoas, honrando cada um.
Não é na Mundial onde há inscrições estampadas em todos os seus templos com os dizeres: “A mão de Deus está aqui”, onde o apóstolo chama todos a serem curados mesmo que não tenham fé, pois a sua fé é suficiente para promover a cura dos outros. Não é lá onde toalhas embebidas com o seu suor são distribuídas para cura de doenças? Onde sua gravata é disputada por doentes? Onde toalhinhas “Sê tu uma bênção” são distribuídas para promoção de curas a distância? Onde frases como “essa obra não pode parar”, “essa obra é importante” são bradadas a todo instante. Até parece que Deus foi dar plantão no hospital Albert Einstein naquele dia (é um hospital israelita)... Depois disso muitos trocaram o Carnê da Multiplicação por um plano de saúde...
Vale sempre lembrar a experiência e as frases do apóstolo Paulo (na verdade, o último dos apóstolos, os demais, no máximo, são missionários), que fez questão de tornar público sua situação, ao contrário dos líderes “prósperos” e “supercrentes” que escondem, a todo custo suas enfermidades, para não aparentar “falta de fé”:

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte (2Co 12.7-10).

Apesar da capacidade dada por Deus ao apóstolo Paulo para curar outros (At 28.9), aparentemente ele não pôde curar, mais tarde, Epafrodito (Fp 2.25ss) nem Trófimo (2Tm 4.20).
Paulo curou os enfermos e até mesmo fez um morto reviver (At 20.9-10). Em certa ocasião ele curou a todos de uma cidade inteira (At 28.9). Mas, segundo Filipenses 2.25-27, ele não pôde curar nem mesmo um cooperador seu, que era necessário para a obra e esteve quase à morte. Curado, pela piedade de Deus sobre Epafrodito e sobre o próprio Paulo.
O dom de curar não garantia o poder de sempre curar quem quer que seja. Em certa ocasião os discípulos não puderam curar um jovem endemoninhado (Mt 17.16).
Isso tudo se tornou público mundialmente (sem querer fazer trocadilhos) através da Bíblia Sagrada, e escritas pelos próprios apóstolos e discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...