domingo, 25 de março de 2012

Proselitismo e antiproselitismo entre igrejas evangélicas - o caso de Pernambuco, por Joel Alexandre


Estamos passando por dias em que a igreja do Senhor Jesus está sendo envolvida (não se envolvendo) por escândalos e notícias que desagradam a todos os que amam a proclamação do evangelho de Cristo. Todos estão acompanhando essa verdadeira briga entre os maiores líderes da Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus (até os nomes são semelhantes), por fatores mercantilistas e pelo fato de que os membros e até pastores daquela estão passando a integrar esta, utilizando o horário televisivo, comprado com as ofertas sofridas de cristãos incautos, para troca de acusações; abrindo igrejas uma ao lado da outra, enquanto tantos lugares carentes de um templo. Eles que já chegaram a integrar a mesma igreja.


Como se não bastasse isso, em Pernambuco estamos vivenciando coisa semelhante no intuito de não perder os seus membros para "outros campos". Entre tantos outros fatos, vamos destacar os dois  mais recentes:


Fato 1: Após três anos e meio em construção, foi inaugurado, no dia 11 de março de 2012, um megatemplo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), na cidade de Abreu e Lima, com capacidade para mais de 2.100 pessoas sentadas. O novo templo fica localizado em uma área central da cidade, é climatizado e possui refeitório, estacionamento interno, salas para departamento infantil, espaço para reuniões e primeiro andar bem projetado. Há uma galeria e um vão entre as paredes, o que permite uma visão mais ampla, segundo o engenheiro responsável pela obra, o pastor José Luiz.


Até aí tudo bem. O problema é que o templo foi construído nas proximidades do templo central das Assembleias de Deus em Abreu e Lima, cidade conhecida por ter o maior percentual de evangélicos do Brasil, 35%, de acordo com o IBGE (2000) e ser sede da igreja mais atuante na cidade, a Assembleia de Deus em Abreu e Lima (COMADALPE), principal "concorrente" da IEADPE em Pernambuco, numa clara demonstração de "pescar no aquário dos outros", e num aquário repleto de peixes.


Fato 2: Nos dias 24 e 25 de março de 2012 a partir das 19h de cada dia, a mesma  Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), marcou, as Grandes Cruzadas Evangelísticas Boas Novas, com a presença de preletores especialmente convidados, e dos cantores Eliã Oliveira, Jair Santos, Marcelo Santos, Quarteto Gênesis, Quarteto Gileade, Vitorino Silva entre outros, em seis pontos diferentes do Grande Recife: 


1) Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, PE; 
2) Praça de Eventos, em Camaragibe, PE; 
3) Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, PE; 
4) Casa Amarela, em Recife, PE;
5) Pereirão, em São Lourenço da Mata, PE;
6) Iputinga, Recife, PE.


Até aí, tudo bem. O problema é que o Pr. Silas Malafaia  já havia agendado uma megacruzada para os mesmos dias e mesmo horário, na área central de Recife, conhecida como o  marco zero do Recife Antigo. A cruzada chegou a ser anunciada pela Rede Globo, no Jornal Nacional.

Uma coisa, e é o que fazemos, é discutir ideias e doutrinas utilizando a Bíblia, objetivando o crescimento do conhecimento cristão e a conversão de pessoas ao cristianismo, e outra coisa é gastar, sem sabedoria e estratégia, investimentos que poderiam ser melhor utilizados, em dias e locais em que os resultados seriam mais otimizados.

Temos algumas divergências teológicas com todas as denominações envolvidas nesta postagem; não é nossa intenção demonstrar predileções, até porque todas são pentecostais, todas são Assembleias de Deus. O que pretendemos é enfatizar é que a nossa luta não é contra placas de denominações. O nosso objetivo é o mesmo e o nosso inimigo é comum a todos. Enquanto nos degladiamos e gastamos nossas energias e dinheiro contra nossos irmãos na fé, o adversário está tomando a dianteira nesta maratona espiritual.

4 comentários:

  1. ao invés de perder tempo com disputa de igreja, convenção e Pastor, vamos orar por eles, e salvar vidas para o reino de DEUS pois nome de igreja não leva ninguém ao céu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro,
      Pena que os nossos líderes, em sua grande maioria, não pense assim. Quanto a nós, devemos orar e também agir: "Orai e vigiai" (Mateus 26.41; Marcos 14.38. Também Marcos 3.33: "Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo". O verbo "vigiar" convida à ação. É nesse sentido que a carta de Tiago diz: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Aconselho ler todo o capítulo 2 dessa carta.
      À disposição,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...