quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"Igrejas" que não cultuam a Deus


Banner da Universal: em qual dia se adora a Deus?
(clique na imagem pata ampliar)
Para quem ainda tem dúvidas de que o neopentecostalismo não é verdadeiramente cristão, pode dar uma lida, na foto acima, na lista de "cultos" exposta nos portões do templo principal dessa igreja-neopentecostal, localizada no centro de Recife, em Pernambuco, e responder, se puder, à seguinte e simples pergunta: EM QUAL DIA E HORÁRIO SE CULTUA A DEUS?

Alguns argumentam que é melhor estar lá do que no "mundo". Mas, pense bem, qual a diferença? São templos que crescem por adesão e não por conversão, já que não há "reunião" para se ensinar a Palavra de Deus, como Cultos de Doutrina, Escolas Bíblicas, Seminários etc.

Esses templos são verdadeiros seupermercados espirituais, onde o freguês, e não Deus através da sua Palavra, é quem determina o que deve ser "vendido". Esse mercantilismo sobrepôe-se às indulgências vendidas na Idade Média. Cito, apropriadamente, Hernandes Dias Lopes, em sua obra Morte na Panela:
Líderes espirituais sem temor a Deus transformam a igreja numa empresa familiar, o púlpito num balcão, o evangelho num produto lucrativo, o templo numa praça de barganha, e os crentes em consumidores. Os escândalos se multiplicam em nosso país e ao redor do mundo, promovidos pelos camelôs de luxo da religião do lucro, que acumulam fortunas e formam verdadeiros impérios econômicos pela exploração da fé. Esses líderes, mais amantes do poder e do dinheiro do que de Deus. pregam falsas doutrinas, vendem falsas promessas e enganam os incautos com um falso evangelho (LOPES, 2010).
O número de "evangélicos" tem crescido apenas numericamente, mas decrescido em credibilidade. E a sociedade não tem sentido diferença do "sal da terra e da luz do mundo": a corrupção tem aumentado, a violência imperado, e a moral cada mais esquecida.

As pessoas incautas que lotam esses templos, desejam que assim seja e que assim permaneça, pois é o que desejam ouvir e ver, semelhantemente aos judeus da época de Jeremias
Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto? (Jr 5.31).
Jesus já havia profetizado em seu sermão escatológico (Mt 224.1-14), que esse seria um dos sinais do fim dos tempos, e já havia nos alertado: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane" (v. 4). E Paulo também registrou o seu alerta, a nos exortou a permanecermos sóbrios em uma sociedade inebriada pelo egoísmo, pela ganância e pela falta de amor ao próximo, que acabou chegando aos templos:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (2Tm 4.3-5).
Aglomerações que se chamam "igreja" e não cultuam a Deus em suas "reuniões" não podem ser chamadas de cristãs. Descumprem o mandamento do próprio cristo, pois não amam a Deus, amam a si próprias, ignoram o problema do próximo:
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mt 22.37-40).

Referências:

Bíblia Sagrada. versão Almeida Corrigida Fiel. São Paulo: SBTB, 1995.
LOPES, Hernandes Dias. Morte na panela: uma ameaça real à igreja. São Paulo: Hagnos, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...