quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Legalismo cristão: doutrina ou costume?

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne (Cl 2.20-23)."
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1Co 10.31)."
Tudo o que fizermos deverá ser feito ara a glória de Deus. A igreja não deve ser um lugar onde nos sentimos reprimidos, mas sim amados. Não devemos ensinar nossos jovens sobre um Deus estraga-prazeres, disposto a impedir a felicidade de seus filhos. Temos de apregoar que o Senhor proporciona vida em abundância. Os pastores não se devem enxergar como fiscais dos atos de seus membros. Devem, de maneira oposta, facilitar para que os talentos e dons sejam usados para a expansão do reino de Deus.


"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (1Co 6.12)."
O número de pessoas desviadas ou vivendo um cristianismo mascarado demonstra, todavia, que o assunto precisa urgentemente de uma resposta bíblica.
Nosso interesse em tratar de usos e costumes na igreja não significa que desejemos assumir uma postura eticamente liberal e antinomista (sem qualquer referencial ético); pretendemos, tão-somente, reavivar a Teologia da Graça.
ouço homens e mulheres questionando: "Como distinguir a doutrina bíblica dos costumes provenientes das tradições humanas?" Inquietos, querem saber se podem jogar futebol, usar uma jóia ou até mesmo ouvir uma música no rádio sem entristecer o Espírito Santo.
Precisamos urgentemente de uma mensagem mais positiva e menos proibitiva. Muitas pessoas não se interessam por conhecer os conteúdos do evangelho em virtude de as igrejas passarem a imagem de que são sempre do contra. Somos conhecidos como os que proíbem tudo. Urge mostrar uma face mais real e simpática do cristianismo.
A palavra "legalismo" é um termo que os Cristãos evangélicos usam para descrever uma posição doutrinária que enfatiza um sistema de regras e regulamentos para alcançar salvação e crescimento espiritual. Legalistas acreditam que é necessário ter uma aderência estrita e literal a essas regras e regulamentos. De acordo com a doutrina ensinada na Bíblia, essa posição vai de encontro à graça de Deus.
Costume não é doutrina, no entanto, a doutrina bíblica quando corretamente interpretada gera bons costumes (Fl 4.8,9), indispensáveis ao testemunho cristão.
As igrejas pentecostais têm costumes parecidos por que são oriundas do mesmo movimento. O fervor e o extremo zelo dos primeiros líderes pentecostais, na intenção de uma vida cultífica totalmente rendida a Deus, levaram estes pioneiros irmãos a usos e disciplinas rigorosos, o exemplo de suas vidas tornou-se o modelo copiado pelos liderados.
Em pouco tempo estes usos já estavam incorporados ao movimento quando:
Da tradição foram à convenção;
Da prática popular para as cartilhas;
Da cultura oral para os tópicos de ensinamentos.
Então:
O que era espontâneo tornou-se normativo;
O que era pessoal tronou-se coletivo;
O que era culto particular tornou-se costume denominacional.

O QUE SÃO DOUTRINA E COSTUME?

O Pastor Antônio Gilberto, um dos ícones da Assembléia de Deus no Brasil, mestre em Teologia, em seu livro "Manual da Escola Dominical" estabelece bem as diferenças entre doutrina e costumes:
a) A doutrina tem origem divina; o costume é humano;
b) A doutrina tem alcance universal; o costume é apenas local;
c) A doutrina é imutável; o costume é temporário.
E o pastor assembleiano arremata da maneira sábia de quem conhece a Palavra de Deus:
A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Igrejas há que tem um somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito perigoso! Seus membros naufragam com facilidade por não terem o lastro espiritual da palavra (GILBERTO, 1998).
"Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus (1Co 11.16)".
"Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus (1Co 11.12)."

CRISTO NOS LIBERTOU PARA QUE SEJAMOS DE FATO LIVRES

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará (Gl 5.1,2).”
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor (Gl 5.13).”
No versículo acima o apóstolo Paulo adverte aos Colossenses que todas essas doutrinas dos homens perecem!!!
“Fostes comprados por bom preço. Não vos façais escravos dos homens (1Co 7.23)”.
o apóstolo Paulo aconselhou em Romanos 14.4,5:
“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus”.

"E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças (Mc 12.38)."

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te (2Tm 3.1,5).'
"Não julgueis pela aparência mas julgai segundo a reta justiça (Jo 7.24)".
Viver sob o julgo pesado do homem, cria mais apostasia (abandono da fé) do que frutos com suas proibições e exclusões.
"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes (Mt 23.4,5)."
Algumas igrejas evangélicas vieram através de missionários de outros países, onde a cultura e a tradição influenciaram nas vestes. É preciso observar que num país de clima tropical como o nosso, usar roupas compridas vai significar sacrifício de tolo ao invés de santidade.
"Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa, Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram (Gl 2.6)".
"Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens (1Co 7.23)."

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 7.35)."

Fonte: SABER

2 comentários:

  1. Gostei do comentário e é o que penso sobre isso, temos que sentir prazer de estar na igraje, e Deus não é um estraga prazer.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente muitos querem ajudar Deus na santificação do povo... a Bíblia parece ser insuficiente e criam novas regras.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...